Integrado no INCLUDED – Comunidades de Aprendizagem, a turma do 6ºB da Escola José Régio realizou em Apoio ao Estudo, numa articulação entre Educação Visual (EV), Educação Tecnológica (ET) e História e Geografia de Portugal (HGP), uma Tertúlia Artística Dialógica à volta da imagem
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Tem como objetivo divulgar o INCLUD-ED, Comunidades de Aprendizagem, e ajudar na partilha de recursos e de experiências de todas as escolas que estão envolvidas em Portugal.
Ouça aqui os testemunhos das professoras Fátima Sousa e Olímpia Velez, da nossa Escola.
O projeto INCLUD-ED – Comunidades de Aprendizagem é mais que um projeto é uma proposta de transformação educacional que procura melhorar a aprendizagem e a convivência de todos os alunos, para a construção de uma escola de qualidade com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e de articulação com a família e com a comunidade.
O INCLUD-ED resultou da pesquisa financiada pelo VI Programa Quadro da Comissão Europeia, coordenado pelo CREA – Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona.
Baseado nos Princípios da Aprendizagem Dialógica (Diálogo Igualitário, Inteligência Cultural, Transformação, Dimensão Instrumental, Criação de Sentido, Solidariedade e Igualdade de Diferenças), e em um conjunto de Ações Educativas de Sucesso, o projeto traz práticas comprovadas cientificamente, como sendo eficazes para aplicar em sala de aula e para a gestão escolar.
Estas encontram-se organizadas em sete áreas de intervenção ou ações, a saber:
– Grupos Interativos;
– Tertúlias Dialógicas;
– Formação de Familiares;
– Participação Educativa da Comunidade;
– Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos;
– Formação Pedagógica Dialógica de Professores;
– Biblioteca Tutorada.