Ontem, dia 1 de março, decorreu na cidade de Portalegre, com a organização do Agrupamento de Escolas José Régio, uma caminhada pelas principais artérias da cidade, intitulada “Não à Discriminação! O Desporto como exemplo!”.
Participaram 400 crianças e jovens acompanhados pelos seus professores, técnicos e convidados que passaram uma mensagem à população sobre a não discriminação através da entrega de folhetos e flyers.
Além de proporcionar um momento desportivo a toda a comunidade da Escola, a iniciativa foi enquadrada com uma candidatura à Bandeira da Ética do IPDJ, sendo comemorado o Dia Internacional da Discriminação Zero.
Os alunos iniciaram este projeto com a construção de folhetos, marcadores e cartazes alusivos ao tema da discriminação quanto ao género, idade, religião, orientação sexual, doença, deficiência, etnia ou nacionalidade, fazendo com que vejam o desporto, como uma verdadeira alavanca na tentativa de transmissão de valores e na minimização desses pensamentos, atos e comportamentos.
Para apadrinhar a iniciativa, foi convidada a atleta Maria Vitorina Mourato, que também marcou presença na caminhada e no fim os alunos tiveram a oportunidade de testemunhar a sua carreira desportiva como exemplo de superação e tentativa de igualdade de oportunidade na prática desportiva, em períodos mais difíceis para a mulher poder praticar desporto como os homens.
A Câmara Municipal de Portalegre, esteve também associada ao evento, com a representação do Ex.mo Sr. Vereador da Educação Dr. António Casa Nova, assim como o ACP, Desporto Escolar, GAAF, Eco-Escolas, Clube Ubuntu, projeto de Cidadania e Viver na Escola e Rádio Régio.
Um agradecimento especial a todos os professores, técnicos e convidados que colaboraram nesta iniciativa que foi um verdadeiro êxito!