logo_gmail

COVID-19

Nesta secção serão divulgadas todas as informações relacionadas com o momento que atravessamos.

Já está disponível o Plano de Contingência do Agrupamento!

Consulte aqui o Plano.
Como lidar com…
Situações vulneráveis para crianças e jovens

Consulte aqui o panfleto da CNPDPCJ.

Mais Informação da DGEstE
Brochuras com mensagens importantes

Narrativa - Eu enfrento o Covid-19 com os Outros - Programa Eu e os Outros

Porque na realidade não podemos parar, e a nossa missão é inseparável da Vossa, a Sr.ª Delegada Regional de Educação do Alentejo, solicita a divulgação do programa “ Eu e os Outros “, implementado desde 2007, abordando várias temáticas ligadas à adolescência através de  histórias, num formato interativo, em que os jogadores  assumem o papel do personagem. Contudo, neste momento, o SICAD, criou uma nova história, direcionada para a situação de confinamento resultante da pandemia pelo COVID -19.

Esta nova história, pode constituir uma importante ferramenta, podendo servir de base  a uma sessão  de jogo em  família, a uma aula,  ou outras atividades  emanadas da sociedade civil.

A mesma está disponível através de http://www.sicad.pt/PT/COVID19/SitePages/detalhe.aspx?itemId=15&lista=profissionais&bkUrl=/BK/COVID19/ podendo ser solicitado manual de apoio ao SICAD, através do mail  eu.outros@sicad.min-saude.pt

Violência Doméstica – Linha SOSolidão – Informação

Ex.ª Sr.ª Diretora/Presidente

Ex.º Sr. Diretor

Espero que se encontre bem de saúde, assim como a família e toda a comunidade mais próxima de V. Ex.ª-

Na sequência de informações que têm sido veiculadas, no que diz respeito às várias medidas e campanhas adotadas pelo Governo, perante a atual situação de Estado de Emergência, designadamente ao risco acrescido para as vítimas de Violência Doméstica, pelo isolamento necessário para conter o COVID-19, nomeadamente as dificuldades no seu acesso a redes de proteção formais e informais, encarrega-me a Sr.ª Delegada Regional de Educação doa Alentejo, Dr.ª Maria João Charrua, de remeter a V. Ex.ª os seguintes anexos:

  • Cartaz com informação sobre todas as medidas adotadas pelo Governo para garantir a segurança e o apoio a vítimas de violência doméstica;
  • Campanha de informação e alerta-  #SegurançaEmIsolamento – em várias línguas.

Relembramos que estes e outros materiais informativos/campanhas se encontram disponíveis no site da CIG: www.cig.gov.pt

Dado o risco de contágio, todas as pessoas, e muito em especial, as mais velhas, são obrigadas a permanecer nas suas casas, muitas vezes sem contacto físico com vizinhos, familiares ou amigos. Esta circunstância pode provocar elevados sentimentos de insegurança, tristeza e desamparo que é fundamental combater.

Assim e para minimizar estes efeitos de isolamento, agravado pelos riscos da COVID-19, a que estão sujeitas as pessoas idosas, a Fundação Bissaya Barreto criou a Linha SOSolidão 800 912 990 (gratuita).

Esta linha encontra-se disponível para prestar apoio de segunda a sexta feira, das 10 às 17 horas.

Agradecemos a colaboração de V. Ex.ª, neste período tão excecional, na divulgação desta informação, junto da comunidade educativa e nos meios que considerar pertinentes.

Com os melhores cumprimentos.

Maria Mário Queimado Murteira

Unidade de Atividades e Projetos Escolares

 

Caro encarregado de educação,

Antes de mais, esperamos que V. Ex.ª se encontre bem de saúde, assim como as Vossas famílias e amigos, face à situação que todos enfrentamos.

Precisamente, pelo atual contexto de Pandemia, de Vírus e de outros vocabulários associados ao COVID-19, encarrega-me a Sr.ª Delegada Regional de Educação do Alentejo, Dr.ª Maria João Charrua, de partilhar convosco os materiais em anexo, com o objetivo de assegurar às crianças e jovens o acesso a uma informação fidedigna e validada pela DGS.

Despedimo-nos, na expetativa de que a atual situação seja ultrapassada, tão breve quanto possível, e para isso é necessário a colaboração de todos nós, no sentido de nos mantermos o mais resguardados possível, com as devidas precauções e cumprindo todas as indicações transmitidas pela DGS.

Atentamente,


Ana Rute Sanguinho
(Diretora)

Siga os links e consulte os documentos!

Doc1, Doc2, Doc3, Doc4, Doc5, Doc6

Legislação sobre o estado de Emergência!

Site lançado pelo Governo com toda a informação relevante para esclarecer dúvidas!

Não deixe de o consultar. Aqui!

Medidas excecionais e temporárias

Consulte, aqui a Lei!

Conjunto de documentos com várias informações

Links de interesse

Ajudar as crianças a lidar com o Stress. Aceda aqui!

Como lidar com o Stress. Aceda aqui!

Covid19 seniores. Aceda aqui!

Lidar com o isolamento. Aceda aqui!

Comunicação sobre o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento

SPO

10 Conselhos para os pais acompanharem as aulas dos alunos em tempo de COVID-19

Veja o vídeo divulgado pelo Ministério da Educação.

10 Conselhos para os Pais
10 Conselhos para os pais acompanharem as aulas dos alunos em tempo de COVID-19
Publicado por Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre em Segunda-feira, 16 de março de 2020

INFORMAÇÃO – REFEIÇÕES A BENEFICIÁRIOS DE ESCALÃO A

Informam-se os pais/encarregados de educação que os alunos beneficiários de escalão A, que pretendam usufruir do serviço de almoço, deverão fazer marcação prévia até às 12h do dia anterior, através de contacto telefónico (245 300 000) ou por email (direcao@aejr.pt ; escolajoseregio@gmail.com). A refeição será entregue na portaria da Escola Básica José Régio entre as 12 e as 13h.

A Direção

Escolas de acolhimento

Informação sobre as escolas de acolhimento em Portalegre. Aceda ao documento aqui!

Informação da CMP - COVID-19

“A Câmara Municipal de Portalegre informa:
Escolas abertas para garantir apoio a trabalhadores dos serviços essenciais

Tempos excepcionais obrigam a que se encontrem soluções para todos aqueles que têm de garantir a manutenção dos serviços essenciais.

Tendo em consideração o esforço adicional em prol do serviço público que está a ser exigido a profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os Bombeiros Voluntários, Forças Armadas e trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas e outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obsta a que prestem assistência à família a Câmara Municipal de Portalegre informa que a Escola da Praceta estará aberta para receber os filhos destes profissionais que frequentem o pré escolar e o 1º ciclo do ensino básico (entrada pela Praceta dos Lusíadas) e a Escola José Régio para alunos do 2º e 3º ciclos, a partir de segunda feira, 16 de março.

De referir que ambas as escolas estão preparadas para servir refeições a estes alunos.

Estas medidas são tomadas em estreita articulação com os agrupamentos de Escolas do Bonfim e José Régio e com os Serviços Regionais de Educação do Alentejo, no quadro de prevenção contra a propagação do COVID-19, contrariando a suspensão suspensão das atividades letivas e não letivas e formativas prevista no artigo 9º do Decreto-Lei número 10-A/2020, de 13 de março (que estabelece medidas excecionais e temporárias em relação à situação epidemiológica do novo Corona Vírus – COVID-19).”

Publicação do facebook da CMP.

DL 10-A de 13 de Março

Divulga-se a legislação publicada em Diário da República, no âmbito da emergência de saúde pública que se vive!

Consulte aqui o decreto (13MAR2020)

INFORMAÇÃO!

De acordo com as orientações emanadas do Ministério da Educação informam-se os alunos e os Pais/encarregados de educação que:

– a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas;

– os pais/encarregados de educação devem sinalizar situações de suspeição ou contágio que decorram após o início da suspensão, informando de imediato a Escola dessa situação.

A Direção
13 de março de 2020

Plano de Contingência, COVID-19!

De acordo com o disposto no Despacho nº 2836-A/2020, de 02 de Março, divulga-se o Plano de Contingência, COVID-19. Consulte aqui plano!